Os Estilos da Música
Alguns visuais são mais coloridos, outros mais discretos e outros parecem nem ser desse mundo. Entre tesouras e linhas á Rádio Pirata faz uma visitinha aos guarda roupas mais famosos da sétima nota para relembrar os visuais que causaram sensação e os acessórios que marcaram o estilo de jovens em diferentes gerações.
Da esq/dir John Lennon, Ringou Starr, Paul McCartney e George Harrison.
BEAT
Os Beatles foram uma das mais importantes bandas já formadas na história da música. Com cerca de um bilhão de discos vendidos em todo o mundo, o grupo formado por quatro amigos da pequena cidade de Liverpool/Inglaterra se tornou referencia para uma geração. Além de influenciar no comportamento dos jovens sucessores a crise dos misseis de cuba. A Beatlemania também foi uma confecção e marketing, como por exemplo, os cortes “Cunha” ou simplesmente “Tigelinha” para os amadores, viraram febre na cabeça dos rapazes da época. Outros exemplos foram os óculos fundos de garrafa que John Lennon usava ou o bigode meia boca de Ringou Starr entrou para a moda masculina no final dos anos 60.
Janis Joplin nos anos 60.
HIPPIES
Foi com um jeito debochado e cômico que Janis Joplin conquistou milhares de fãs durante sua curta carreia no blues. Mais seu estilo Hippie popularizou as batinas estampadas em batik ou jujuba, calças Saint tropez boca de sino, óculos cromados, botas bordadas e telerês no cabelo sempre carregado de acessórios artesanais. Logo a cultura que nascia em São Francisco conquistou o publico.
O Astro David Bowie nos anos 70.
GLAM ROCK
Nos anos 70, a moda passava por transações onde era abandonado tudo o que havia se usado nos anos 60. Nesse momento astros como David Bowie com um estilo andrógeno lançava por volta de 1974 o “Glam Rock” com roupas inflamadas, coloridas com estampas geométricas e visuais futurísticos. O Corte de cabelo “Mullet” virou febre nos salões da época tanto no publico masculino quanto no feminino.
Joey e Johnny Ramones, Dee Dee e Tommy Ramones na Inglaterra no final dos anos 70.
PUNK
No final da década de 70, explodiu o movimento punk nos subúrbios americanos e foi de lá que saíram os “Ramones”. O grupo da família Ramones popularizou o estilo anarquista com jaquetas de couro, cabelos rebeldes, calças sempre com cintura alta e camisas estampas com marcas capitalistas em protesto ao consumo. O Estilo que lembra muito o Gótico britânico mudou a ideologia dos jovens setentistas e mudaria para sempre a musica alternativa.
A Rainha do Pop Madonna em 1985.
NEW WAVE
Com a cara dos anos 80, Madonna estreava para o mundo usando roupas extravagantes e desleixadas. Com direito a polainas, camisas com manga presunto, lenços tule estampados amarrados na cabeça, Luke molhado com gel, blush carregado e sem esquecer-se das pulseirinhas que de cem em cem cobriam o braço das mocinhas que enlouqueciam com as botinhas emborrachadas nas vitrines. Como na época experimentar era permitido, a parte de cima não precisava combinar com a de baixo e pela primeira vez a moda começava a valorizar o corpo feminino com tomara que caia e saias balonês. Os brincos de “chandelier” e “trapézio” fizeram bastante sucesso na época.
O Grupo Duran Duran no auge da carreira em 1985.
YUPPIES
Em 1984, os Estados Unidos saía da recessão econômica e foi nesse milagre ao consumo que surgiam os Yuppies. Tratava-se de homens e mulheres que usavam o melhor que a década de oitenta tinha a oferecer em suas vitrines. Roupas de marca, Blazer, Palito, Camisas de decote meia lua e outros acessórios sofisticados faziam parte dos closets de milionários como Jim Davis e Patrick Duff. Mais foram grupos como o Duran Duran que popularizaram a nova moda chique no publico jovem que até então desconhecia a palavra “Metrossexual”.
Da esq/dir Izzy Stradlin, Steven Adler, Axil Rose, Duff McKagan e Slash em 1989.
HARDY ROCK
No final dos anos 80, bandas como Bon Jovi, Europe e Warrant modificaram o modo da geração X de ver o rock. Mais foi no início dos anos 90 que os Guns N Roses estouraram nas paradas de sucesso no mundo todo com hits como “Welcome To The Jungle” e “Sweet Child O’ Mine” que levaram o grupo de Axil Rose a patamares nunca alcançados antes. Com um estilo que misturava Punk com Heavy Metal os integrantes usavam cortes repicados, roupas pretas, jaquetas pesadas e calças de couro de cintura alta. Sempre bem acompanhados com acessórios metálicos que cheiravam a rebeldia vamp.
GRUNGE
Ainda nos anos 90, á ultima geração X entrava na onda do grunge popularizada pelo grupo Nirvana. Com roupas debochadas e marginalizadas, os jovens usaram e abusaram do jeans com calças rasgadas, coletes e bermudões tudo bem largo quase sempre com uma blusa amarrada na cintura. Os cabelos despenteados e as estampas xadrez e listradas eram muito vistas nas ruas.
Curtney Love e Kurt Cobain no início dos anos 90.